Idiomas
Menu
Perfil
Meu Lugar no Rio

Perguntas Frequentes

1 - O que é o "Meu Lugar No Rio"?
É uma plataforma criada para facilitar o encontro de voluntários dos Jogos Rio 2016 e anfitriões no Rio de Janeiro para o período dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

2 - Quem pode se cadastrar como anfitrião?
Qualquer cidadão residente na Região Metropolitana do Rio de Janeiro disposto a acomodar um voluntário dos Jogos Rio 2016.

3 - Quem pode se cadastrar como voluntário?
Qualquer voluntário que já passou por todas as etapas do Programa de Voluntários Rio 2016. Caso isso não tenha ocorrido, será enviada uma mensagem de erro ao final do cadastro no site e o interessado não conseguirá se cadastrar.

4 - Sou voluntário Rio 2016 e já realizei todo o cadastro. E agora?
O voluntário que finalizar o cadastro corretamente receberá e-mail de boas-vindas à plataforma e uma senha gerada automaticamente pelo sistema. Com o e-mail e a senha ele poderá fazer o login para navegação no site.

5 - Sou anfitrião e já realizei todo o cadastro. E agora?
O anfitrião que finalizar o cadastro corretamente receberá e-mail de boas-vindas à plataforma e uma senha gerada automaticamente pelo sistema. Com o e-mail e a senha ele poderá fazer o login para navegação no site. A partir disso, pode mandar mensagens a voluntários que ele gostaria de hospedar, e receberá mensagens de voluntários interessados em se hospedar em seu imóvel.

6 - Sou voluntário Rio 2016, porque não consigo me cadastrar?
Apenas voluntários aprovados em todas as etapas do Programa de Voluntários Rio 2016 podem se cadastrar, sendo necessário utilizar os mesmos dados de inscrição do programa no Meu Lugar no Rio.

7 - Sou voluntário e já fui aprovado, por que não consigo fazer o cadastro?
Caso você não consiga realizar a inscrição no Meu Lugar no Rio, confira se os dados digitados são os mesmos utilizados no cadastro do Programa de Voluntários, inclusive e-mail.

8 - Como faço para negociar minha hospedagem com o anfitrião?
O Meu Lugar No Rio é um canal criado para facilitar o primeiro contato entre anfitrião e voluntário. Portanto, ao se interessar pela oferta do anfitrião, basta entrar em contato clicando na opção "tenho interesse". Uma janela será aberta para que você envie sua mensagem por e-mail.

9 - Sou anfitrião e quero ofertar hospedagem ao voluntário. Como faço?
Ao simpatizar com um voluntário, basta entrar em contato clicando na opção "tenho interesse". Uma janela será aberta automaticamente para que você envie sua mensagem por e-mail.

10 - Tive interesse por uma casa e após o primeiro contato o anfitrião sumiu e não responde aos meus e-mails. O que faço?
Caso ele não retorne o contato, por favor procure um outro anfitrião de seu agrado. O Meu Lugar No Rio tem por objetivo facilitar a comunicação entre voluntários dos Jogos Rio 2016 e anfitriões em potencial no Rio de Janeiro. Toda negociação relativa à hospedagem é responsabilidade do voluntário e do anfitrião envolvidos.

11 - Quem fornece garantia de que as informações do site são verdadeiras?
Ao cadastrar um perfil no Meu lugar No Rio, o usuário concorda com o termo legal atestando serem verdadeiras todas as informações fornecidas.

12 - Fui lesado pelo proprietário do imóvel, como faço?
O Meu Lugar No Rio tem por objetivo facilitar a comunicação entre voluntários dos Jogos Rio 2016 e anfitriões em potencial no Rio de Janeiro. Toda negociação relativa à hospedagem é responsabilidade do voluntário e do anfitrião envolvidos.

13 - Fui lesado pelo voluntário, como faço?
O Meu Lugar No Rio tem por objetivo facilitar a comunicação entre voluntários dos Jogos Rio 2016 e anfitriões em potencial no Rio de Janeiro. Toda negociação relativa à hospedagem é responsabilidade do voluntário e do anfitrião envolvidos.

14 - Como funciona a negociação do voluntário com o anfitrião?
O Meu Lugar No Rio tem por objetivo facilitar a comunicação entre voluntários dos Jogos Rio 2016 e anfitriões em potencial no Rio de Janeiro. Toda negociação relativa à hospedagem é responsabilidade do voluntário e do anfitrião envolvidos.

15 - Sou voluntário, enviei mensagem para um anfitrião e ainda não obtive resposta. O que faço?
Sua mensagem foi enviada diretamente ao destinatário para que ele possa respondê-la. Caso ele não retorne o contato, por favor procure um outro anfitrião de seu agrado.

16 - Sou anfitrião, enviei mesnagem para um voluntário e ainda não obtive resposta. O que faço?
Sua mensagem foi enviada diretamente ao destinatário para que ele possa respondê-la. Caso ele não retorne o contato, por favor procure um outro voluntário que queira hospedar. O Meu Lugar No Rio se limita a facilitar a comunicação entre voluntários dos Jogos Rio 2016 e anfitriões em potencial no Rio de Janeiro. Toda negociação relativa à hospedagem é responsabilidade do voluntário e do anfitrião envolvidos.

17 - Encontrei um perfil contendo foto e/ou mensagem obscena ou discriminatória.
Todas as publicações dos usuários do Meu Lugar No Rio são monitoradas periodicamente e conteúdos que ferem a política de privacidade e os termos de uso deste site serão excluídos sem aviso prévio.

18 - Sou voluntário e não consigo enviar mensagens para o anfitrião.
Testes de funcionalidade das ferramentas do Meu Lugar No Rio são realizados constantemente para garantir o pleno funcionamento. Caso o problema persista, entre em contato conosco através da opção no menu pincipal.

19 - Sou anfitrião e não consigo enviar mensagens para o voluntário.
Testes de funcionalidade das ferramentas do Meu Lugar No Rio são realizados constantemente para garantir o pleno funcionamento. Caso o problema persista, entre em contato conosco através da opção no menu principal.

20 - Sou anfitrião e já negociei hospedagem com um voluntário. Preciso comunicar o Meu Lugar No Rio?
Você tem a opção de remover as vagas oferecidas no site, assim não é mais procurado por voluntários interessados em se hospedar no seu imóvel.

21 - Sou voluntário Rio 2016 e já negociei minha hospedagem com um anfitrião. Preciso comunicar o Meu Lugar No Rio?
Não é preciso, o Meu Lugar no Rio é uma plataforma para facilitar a comunicação entre os Voluntários dos Jogos Rio 2016 e anfitriões interessados em recebê-los.

22 - Sou voluntário e ainda não recebi minha escala de atuação. Qual período de hospedagem devo sinalizar no meu cadastro?
R: Se você ainda não recebeu sua escala de atuação, sinalize o período de necessidade de acomodação de acordo com a sua disponibilidade. Após o recebimento da escala, você poderá ajustar as datas de entrada e saída. Lembre-se que toda negociação sobre sua acomodação deverá ser combinada diretamente com seu enfitrião.

23 - Sou Anfitrião. Preciso oferecer refeições para os voluntários?
R: Depende do que foi acertado na negociação entre você e o voluntário. Não é obrigatório oferecer refeições, mas caso se sentir à vontade para fazê-lo, é um bom meio de demonstrar receptividade.

24 - Sou Anfitrião. Preciso buscar/levar os voluntários no aeroporto?
R: Não, o que não impede os anfitriões de buscá-los. Tudo depende do acordo feito entre vocês.

25 - Sou Anfitrião. Preciso oferecer cama para o voluntário?
R: Não necessariamente, depende do que foi acertado em seu anúncio. Aconselhamos os anfitriões a conversarem e deixarem claro aos voluntários quando não dispuserem de camas em seu imóvel, para que eles se organizem para trazer seus colchões, colchonetes ou sacos de dormir. Ou se o anfitrião oferecerá tais aparatos para a estadia do voluntário.

26 - Sou Anfitrião. Eu receberei algum tipo de ajuda financeira?
R: O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos não oferece nenhum tipo de recompensa financeira aos anfitriões. Caso você queira combinar com o voluntário sobre gastos, fica a critério do acordo feito entre vocês.

Ainda restam dúvidas?
Ligue na Central de Atendimento 3004-2016, opção 1 do menu inicial. Ligação local para todo Brasil.