O Natal é uma das épocas mais esperadas do ano, não só pela celebração do nascimento de Jesus, mas também pela oportunidade de reunir a família e os amigos em torno de uma mesa farta e deliciosa.
E no Rio de Janeiro, a ceia de Natal tem um sabor especial, pois reflete a diversidade cultural e gastronômica da cidade maravilhosa.
Ceia de Natal no Rio de Janeiro
Se você está em busca de uma ceia de Natal com a cara do Rio de Janeiro, confira a seguir algumas receitas deliciosas para aproveitar durante as festas natalinas!
Peru à moda carioca
O peru é um dos pratos mais tradicionais do Natal, mas no Rio de Janeiro ele ganha um toque especial com uma marinada de vinho branco, alho, cebola, louro, sal e pimenta-do-reino.
Depois de assado, o peru é regado com um molho feito com o caldo da assadeira, manteiga, farinha de trigo, suco de laranja e uvas passas. Para acompanhar, arroz com castanhas e frutas secas.
Bacalhau à Gomes de Sá
O bacalhau é outro ingrediente muito apreciado pelos cariocas, especialmente pelos descendentes de portugueses. Uma das receitas mais famosas é o bacalhau à Gomes de Sá, que leva bacalhau dessalgado e desfiado, batatas cozidas em rodelas, ovos cozidos, cebolas em rodelas, alho picado, azeite, salsa picada, azeitonas pretas e sal a gosto.
Ele é refogado com o alho e a cebola no azeite, depois é montado em uma travessa com as batatas e os ovos. Por fim, é polvilhado com a salsa e decorado com as azeitonas.
Rabanada
A rabanada é uma sobremesa típica do Natal que consiste em fatias de pão amanhecido embebidas em uma mistura de leite, ovos e açúcar, fritas em óleo quente e polvilhadas com açúcar e canela.
Ela rabanada pode ser servida quente ou fria, e também pode ser recheada com doce de leite, doce de coco, beijinho ou chocolate.
Quindim
O quindim é um doce de origem africana que faz muito sucesso no Rio de Janeiro. Ele é feito com gemas de ovos, açúcar e coco ralado, cozidos em banho-maria em forminhas untadas com manteiga e polvilhadas com açúcar.
A sobremesa tem uma textura macia e cremosa, e uma cor amarela vibrante. Ele pode ser servido em forminhas individuais ou em uma forma grande.